top of page

   Os hormônios proteicos tem a função de estimular ou inibir a atividade de determinados órgãos, sendo portando reguladores do metabolismo

   Os hormônios podem ser divididos em quatro grupos, baseados na sua estrutura química, forma de síntese e armazenagem, solubilidade, forma de transporte, receptores na célula e mecanismo de ação:

●Peptídeos: são hormônios compostos de 3 até 180 aminoácidos, abrangem o maior número de hormônios. Os principais locais de produção são o hipotálamo, hipófise, ilhotas pancreáticas, placenta, paratireóide e trato gastrointestinal.

● Esteróides: produzidos a partir do colesterol, nos tecidos esteroidogênicos das adrenais, gônadas, placenta. Nas adrenais são produzidos os glicocorticóides (cortisol, corticosterona e cortisona), e os mineralocorticóides (aldosterona). As gônadas produzem os andrógenos (testosterona), estrógeno e progesterona. A placenta, durante a gestação é uma fonte de estrógeno e progesterona. Neste grupo está incluída a vitamina D3 ativa.

●Aminas: produzidos pela medula adrenal, algumas células nervosas, e a tireóide.

●Eicosanóides: são produzidos exclusivamente na membrana plasmática das células de quase todos os tecidos e podem ser considerados como segundos mensageiros intracelulares. São derivados do ácido araquidônico, no qual é formado essencialmente por ácidos graxos, principalmente o ácido linoléico. Os eicosanóides incluem as prostaglandinas, os leucotrienos e os tromboxanos.

Hormônios

(Figura 1, Estrogênio receptor alfa, Y537S)

(Figura 2, análise de estrutura cristalina do Cotovelo - Insulina Humana Degradantes enzima (IDE) em complexo com insulina)

(Figura 3, estrutura de um Glucagon)

Ocitocina

   A ocitocina é um hormônio proteico composto por nove aminoácidos (Cys-Tyr-Ile-Gln-Asn-Cys-Pro-Leu-Gly-NH2) com uma ponte de enxofre entre as duas cisteínas.

   Este hormônio é popularmente conhecido como hormônio do amor. É um hormônio presente para induzir as contrações na hora do parto, estimula a amamentação, atua no humor e na expressão das emoções, tendo também o seu papel durante a relação sexual.

(Figura 4 – Ocitocina)

(Figura 5 – Ocitocina)

Receptores da Ocitocina

   A Ocitocina tem receptores próprios, é um receptor ligado a G-proteína e requer magnésio e colesterol.

   Não existem receptores para ocitocina no útero. Quando a mulher engravida os receptores aparecem gradativamente no decorrer da gravidez. Quando a ocitocina se liga a eles, causa a contração do músculo liso uterino.

@2017 Lamparina Galáctica 
bottom of page