
Anticorpos
Quando há um invasor (antígeno) no organismo ocorre a produção de um anticorpo (imunoglobulina).Anticorpos são glicoproteínas produzidos pelos linfócitos B que atacam os antígenos causadores das doenças. As proteínas de defesa atuam somente para o invasor que induziu sua formação.
No sangue humano, aproximadamente 20% das proteínas encontradas no plasma sanguíneo são anticorpos.
Os anticorpos são classificados como:
Imunoglobulina A: é o tipo de imunoglobulina predominante em secreções como saliva, lágrima, leite, mucosas do trato gastrintestinal, trato respiratório e geniturinário.
Imunoglobulina E: presente em baixas concentrações, esse tipo de imunoglobulina é encontrado na superfície dos mastócitos, eosinófilos e basófilos, sendo muito importante no combate a parasitas helmintos e também às reações alérgicas.
Imunoglobulina G: esse tipo de imunoglobulina é produzido em larga escala, assim que ocorre o reconhecimento do antígeno, sendo ele o responsável pela memória específica contra determinado antígeno.
Imunoglobulina M: imunoglobulina encontrada principalmente no meio intravascular, sendo um tipo de anticorpo produzido em grandes quantidades nas fases iniciais das doenças.

Figura 1 - ( hemaglutinina em complexo com um anticorpo neutralizante)

Figura 2 - (Estrutura do anticorpo neutralizante ligado à proteína do envelope Zika)

Lamparina Galáctica

